sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Palestras 16/11

Segue abaixo a primeira leva de palestras.
Que ocorrerão no dia 16/11

IMAGEM E LÍNGUA NA CONTEMPORANEIDADE - UMA PERSPECTIVA FLUSSERIANA

16/11-14h00 [Cine Olympia]

Rachel Cecília de Oliveira Costa







O fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas, a pororoca, motiva nossa palestra que abordará a confluência da imagem e da língua no pensamento de Vilém Flusser. O termo confluência é bastante propício, já que a palavra fluir nos remete a algo líquido. A confluência pode ser entendida, então, como a junção de dois líquidos, a tentativa de cada um ocupar o seu espaço, em uma relação de tese e antítese, contudo a contradição não perdura gerando uma síntese, ou seja, a confluência propriamente dita. Vilém Flusser aborda a confluência da imagem e da língua em uma situação de ruptura cultural onde a arte possui o papel solucionador das contradições, produzindo, assim, o que denominamos confluência.


EKOPARABA-EKOPOTARA: DESIGN, ANTROPOLOGIA e IDENTIDADE CULTURAL

17/11-15h30 [Cine Olympia]

Raquel Gomes Noronha

O que tem caracterizado as metodologias de projeto em design é realizar projetos para indústria, buscando assim, atingir o mercado consumidor ao qual a empresa se dirige.
Esta palestra se propõe a refletir sobre as metodologias de projeto do design existentes e sugerir uma nova proposta de caminho metodológico. Mas por que a necessidade de refletir sobre as metodologias de projeto e propor estes novos caminhos? O profissional de design que recebe novas demandas que não se enquadram ao modelo de produzir para empresa, se depara com métodos de projeto que talvez não sejam adequados. Em função disso se propõe novos caminhos para o projeto em design, a partir de uma nova abordagem metodológica baseada na etnografia, ou seja, na realização do trabalho de campo. Neste trabalho, tem-se como estudo de caso o projeto de marca, mobiliário urbano e sinalização de Carolina, município do sul do maranhão. Projetos como este se faz necessário o deslocamento do profissional até a área a ser trabalhada, para que este possa ter melhores condições para dar conta das demandas que originaram a sua intervenção como designer.
Essa otimização da pratica profissional, ancorada no contato com os sujeitos da pesquisa, baseia-se no contato direto com o objeto de estudo, coletando e analisando dados através de pesquisa de campo e observação participante, evitando, assim, informações distorcidas.


DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COM COMUNIDADES DE ARTESÃOS

19/11-20h00 [Memorial dos Povos]

Renata Costa Mendes

Apresentação de projetos desenvolvidos com diversas comunidades de artesãos, em parceria com o terceiro setor e iniciativa privada, com o objetivo de gerar renda para pessoas excluídas do mercado formal de trabalho. O design é usado como ferramenta para viabilizar esse objetivo, através da construção de produtos, numa experiência que une o saber do artesão e do designer.

Sem comentários: