domingo, 11 de novembro de 2007

OFICINAS-VIVÊNCIA . 16/11 e 17/11 [SEXTA E SABAD0]

Escolhidas durante o credenciamento, as oficinas-vivência são aquelas que ocorrem em sala de aula a partir de uma experiência de vivência. Vão ocorrer nos dias 16 e 17 (Sexta e Sábado) , entre 9h e 12h. A concentração das turmas será no Ponto de Encontro do IEEP às 8h30.

UM NOVO OLHAR SOBRE AS COISAS

Renata Mendes [SP]. Participantes: 20 pessoas.

Descrição: Ampliando o olhar para as referências despercebidas, esta oficina será um espaço de experimentação de design “fora do escritório”, onde se usa as experiências adquiridas, a formação técnica, mas também a sensibilidade, a curiosidade para experimentar novas referências, a proximidade com elementos – culturais, populares, locais – na criação de produtos. Sem pré-requisitos.

PATRIMÔNIO E IDENTIDADE

Raquel Noronha [MA]. Participantes: 15 pessoas.

Descrição: Um levantamento iconográfico e percepção das pessoas que atuam no Mercado do Ver-o-Peso, mapeando os ícones a partir das próprias pessoas. Esta oficina depende do caráter investigativo de cada um, e sua capacidade de utilizar os sentidos e apreender o que há por trás dos depoimentos de cada pessoa deste lugar. Pré-requisitos: interesse em pesquisa de campo, em se relacionar com pessoas, alguma habilidade fotográfica e de ilustração.

UMA JÓIA DE IDÉIA

Lídia Abrahim e Clara Amorim [PA]. Participantes: 20 pessoas.

Descrição: Esta oficina tem por objetivo apresentar aos participantes como o setor joalheiro encontra-se atuante no mercado, apresentando o processo criativo utilizado pelos designers. Por fim, fundamentar as experiências dos próprios participantes no desenvolvimento de produto jóia. Pré-requisitos: gostar de jóias.

CURTA UM CURTA

Andrey Ribeiro [MA]. Participantes: 20 pessoas.

Descrição: Este será o espaço para os participantes demonstrarem suas idéias e críticas sobre o evento Rdesign de uma maneira descontraída e divertida. Pré-requisitos: Criatividade, vontade, empolgação, amantes do bom cinema.

DESIGN & EMOÇÃO: UM OLHAR PARA AS COISAS NOSSAS DE CADA DIA

Julia Lima e João Afonso [RJ].

Participantes: Livre.

Descrição: Estimular a reflexão sobre o poder dos objetos e imagens e sobre o efeito das ações do Design no campo do “Design e emoção”; Despertar o interesse para a observação da relação das pessoas com os objetos do cotidiano e pela prática de ouvir o usuário; Investigar meios de projetar com foco na experiência de uso e em sentimentos positivos.

A DESCONSTRUÇÃO DA MODA

Moara Brasil [PA]. Participantes: 20 pessoas.

Descrição: Um desafio para os participantes que irão conhecer o comércio paraense e criar moda em cima de roupas usadas e poucos recursos. Sem pré-requisitos.

JOGOS ELETRÔNICOS E CULTURA LOCAL

Christus Nóbrega [DF]. Participantes: 20 pessoas.

Descrição: Oficina destinada à criação e produção de jogos para celulares de baixa complexidade que tenha por base o universo estético e simbólico da cultura local da cidade de Belém. Pré-requisitos: Conhecimento intermediário dos programas Macromedia Flash e Adobe Photoshop.


DESIGN LIXO E LUXO

Michelle Rosenstock [PB]. Participantes: 30

Descrição: O Principal objetivo desta oficina é estimular o uso dos lixos recicláveis e de materiais alternativos, e mostrar que com criatividade e bom aproveitamento é possível transforma-los em objetos úteis e belos.


OBS: Leve para a sala de oficina materiais básicos (eles são sempre úteis): lápis, borracha, nanquim, estilete. A CORDE disponibilizará algumas unidades, mas é sempre bom prevenir.


OBS²: Câmera digital é um artigo sempre útil. Se acompanhado de cabo melhor ainda. Precisamos de fotos para registro do R.

Sem comentários: